Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em: 03/08/2017

JULHO AMARELO


JULHO AMARELO

SECRETARIA DE SAÚDE DE GARRAFÃO DO NORTE REALIZA CAMPANHA DE PREVENÇÃO DAS HEPATITES VIRAIS

No dia 28 de Julho, Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, a Secretaria de Saúde está realizando testes rápidos para hepatites B e C gratuitamente nos seguintes postos:

CENTRO DE SAÚDE ESPECIAL;
ESF PARAENSE;
ESF PEDRINHAS;
POSTO DE SAÚDE DO MARAPINIMA;
ESF LIVRAMENTO;
ESF LOURO;

De acordo com o Ministério da Saúde, milhões de brasileiros são portadores do vírus B e C, sem ter conhecimento. Além do risco de a doença evoluir e causar danos irreversíveis ao fígado, como cirrose e câncer, os infectados também podem transmitir a enfermidade para outras pessoas. A doença caracteriza-se pela inflamação do fígado causada por 5 diferentes tipos de vírus.

Entre as medidas indicadas para prevenção às hepatites virais B e C estão: não compartilhar objetos de uso pessoal, como lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, material de manicure e pedicure, agulhas, equipamentos para confecção de tatuagem e colocação de piercings; usar camisinha nas relações sexuais, realizar exames de pré-natal e, no caso específico da hepatite B, tomar a vacina, que está disponível na rede pública para grupos considerados prioritários.

Faça o teste e amplie a eficácia do tratamento!

Prefeitura de Garrafão do Norte, #TempoDeReconstruir!


Voltar