NOTÍCIAS

05-MAR-2021

16 DE MARÇO, DIA DO OUVIDOR

OUVIDOR, O AGENTE DE MUDANÇA NA DEFESA DOS DIREITOS DO CLIENTE/CIDADÃO, USUÁRIOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS.

05 DE MARÇO DE 2021

DIA DO OUVIDOR

Fruto da evolução no atendimento ao consumidor surgiram instrumentos legais para a defesa do cidadão nas diversas instâncias. Organizações se formaram com o intuito de representar, na esfera pública e privada, as demandas oriundas do cidadão inconformado. Neste contexto, no dia 16 de março de 1995, foi fundada a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional), com o objetivo de estimular e promover o congraçamento e o relacionamento entre todos aqueles que exerçam a função de Ouvidor/Ombudsman no Brasil, como também os que atuam em atividades de defesa da cidadania, do consumidor e do meio ambiente. Dezessete anos depois, o dia 16 de março foi oficializado como o Dia Nacional do Ouvidor, por meio da Lei Federal nº 12.632/2012. Já no ano 2003, com a fundação da Seccional Santa Catarina da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO-SC), o Estado passou a ter voz ativa, reunindo lideranças focadas na representatividade, na prestação de serviços e buscando iniciativas como a capacitação de Ouvidores, e, mais tarde, incluindo a sua certificação. Para alcançar esses objetivos encontrou uma parceria, a OMD Soluções para Ouvidorias, que não só organiza os cursos de capacitação e certificação, como também fornece ferramentas para que as Ouvidorias se transformem em verdadeiras ferramentas de gestão, como foco na melhoria de processos, produtos e serviços. Esta parceria é responsável pela formação de milhares de ouvidores em todo o Brasil.

A propósito desta data tão especial, destacamos um dos conteúdos do Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria, promovido pela ABO-SC e OMD, que trata dos atributos que devem estar presentes no exercício diário de um Ouvidor. O professor Silvio Luzardo tem destacado alguns atributos como essenciais, na opinião dos próprios Ouvidores:

1. Tolerância

2. Sintonia

3. Saber Ouvir

4. Boa Vizinhança

5. Legitimidade

Assim, concluímos que o Ouvidor se apresenta diante de grandes desafios para estabelecer um ponto de acordo entre as instituições e seus usuários. O papel do Ouvidor requer atenta e contínua qualidade no atendimento e atenção direta aos anseios de cidadãos e consumidores, cada vez mais exigentes e bem informados.

O caminho é longo, mas repleto de desafios enriquecedores ! …

Fonte ( http://www.abo-sc.org.br/16-de-marco-dia-do-ouvidor-2/ )

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#LeiPauloGustavo Há 182 dia(s)

Lei Paulo Gustavo. Inscrição 24 a 31/05/2024.

Lei Paulo Gustavo. Inscrição 24 a 31/05/2024.

#Reunião Há 183 dia(s)

Consulta Pública, Política Nacional Aldir Blanc.

Consulta Pública, Política Nacional Aldir Blanc.

#precatório Há 234 dia(s)

RESULTADO PRELIMINAR DOS CREDENCIADOS DISPONÍVEL - PRECATÓRIO DO FUNDEFE.

RESULTADO PRELIMINAR DOS CREDENCIADOS DISPONÍVEL - PRECATÓRIO DO FUNDEFE.

#Desenvolvimento Há 276 dia(s)

Mais um passo importante foi dado visando a chegada do programa Minha Casa, Minha Vida.

Mais um passo importante foi dado para concretização da parceria entre Garrafão do Norte [...]

#precatório Há 276 dia(s)

O processo de credenciamento dos profissionais da educação iniciou!

Precatórios: O processo de credenciamento dos profissionais da educação iniciou na sede [...]

#Saúde Há 277 dia(s)

A Dengue não tira férias!

A Dengue não tira férias! E exatamente por isso preparamos algumas dicas de como acabar [...]

#precatório Há 277 dia(s)

Publicado! O edital que dispõe sobre a realização do rateio referente ao recurso dos precatórios do Fundef.

Publicado! O edital que dispõe sobre a realização do rateio referente ao recurso dos [...]

#notafalecimento Há 280 dia(s)

Aos 89 anos de idade, o ex-Prefeito, Milton Xavier dos Santos faleceu na noite de quinta-feira (15/02/2024).

Faleceu, na noite de quinta-feira (15), o ex-prefeito Milton Xavier dos Santos aos 89 an [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito